Nada é mais degradante do que você entrar em um banheiro com mau cheiro. É inevitável pensarmos nas formas de contaminação, doenças e, é claro, em como o odor nos é repulsivo.
Esse transtorno pode levar até a situações de grandes constrangimentos, pois imagine receber visitas neste estado? Com certeza trata-se de uma situação bastante vexatória.
Por mais que possa ser comum algum tipo de mau cheiro sendo exalado dos ralos e pias, é preciso estar sempre atento, pois o menor sinal de odor contínuo ou mais acentuado pode ser um grande indicativo que problemas maiores estão por vir. Mas afinal de contas, antes de pensarmos em acabar com o mau cheiro, é importante que saibamos quais as origens desse odor insuportável e desagradável.
Possíveis origens do mau cheiro
A obstrução dos ralos, ou seja, o entupimento das tubulações de esgoto, é relativamente comum em residências. Quando esse cheiro ruim está localizado no banheiro, fica mais fácil imaginarmos que os ralos estão entupidos, pois há um grande acúmulo de gordura, produtos químicos como xampus e sabonetes, além de fios de cabelos.
Esse depósito de materiais vai pouco a pouco obstruindo o escoamento da água, levando ao entupimento do encanamento. Por fim, gases vão sendo gerados e, como ficam presos nessas tubulações, acabam sendo exalados pela única saída possível, os ralos do banheiro. Após identificar a origem do mau cheiro, atitudes precisam ser tomadas.
Diversos fatores podem indicar problemas estruturais, relativamente simples ou complexos, mas que de todo modo demandam atenção para resolver o problema, como:
1- O vaso sanitário pode estar mal vedado, o que fará com que gases que dão origem ao mau cheiro se espalhem pelo ambiente;
2- Pode haver algum tipo de vazamento de esgoto proveniente de problemas nas tubulações;
3- Problemas ou ausência com o sifão, pois este tem justamente a função de impedir que os gases dos encanamentos retornem para a residência pelos ralos;
4- Obstrução dos ralos por conta de acúmulo de dejetos, impurezas ou outros materiais sólidos.
5-Esse odor proveniente do esgoto dos banheiros pode ter várias motivações, e não é exatamente uma tarefa simples identificar o problema que dá origem a esse mau cheiro.
Como se livrar do mau cheiro no banheiro
Fato é que, independente do que está obstruindo os ralos, há a necessidade de retirar esses materiais de lá para que as coisas voltem ao normal. Algumas soluções caseiras podem dar bons resultados de forma simples e barata, como:
1- Solução caseira de água com bicarbonato de sódio e vinagre
2-Remoção manual de fios de cabelo com arame;
3-Utilização de desentupidor;
4-Solução de água com sabão em pó e vinagre.
Por fim, para evitar todo esse transtorno, indicamos estabelecer uma frequência razoável de limpeza no banheiro a fim de retirar todos os resíduos que possam obstruir os ralos. Uma boa limpeza no boxe e nos azulejos utilizando produtos desengordurantes, que matam bactérias, fazem toda a diferença para a manutenção do ambiente.
Limpar e desinfectar os ralos do banheiro são procedimentos simples, que mantém o sistema operacional. Porém, caso nenhuma das soluções ofertadas dê o resultado esperado, se faz necessário a contratação de um profissional especializado para identificar o problema e providenciar a solução.