Análise bacteriológica e físico-química da água.
A qualidade da água é uma preocupação vital para a humanidade, uma vez que é um dos constituintes mais importantes de suporte à vida. A Sabesp exige que o padrão de potabilidade da água esteja de acordo com regras especificas para garantir esta qualidade. Existem alguns cuidados que são obrigatórios por lei para possibilitar a verificação da agua disponibilizada para o consumo humano.
Uma das razões mais importantes para a preocupação e da necessidade constante de analise da qualidade da água potável pode ser atribuída a proliferação de micróbios e substancias nocivas aos seres humanos dentro dos reservatórios.
A presença de bactérias e organismos patogênicos (causadores de doenças) é uma preocupação quando se considera a segurança da água potável. Organismos patogênicos podem causar infecções intestinais, disenteria, hepatite, febre tifoide, cólera e outras doenças. Fontes de contaminação bacteriana incluem a presença de insetos, detritos ou bactérias que penetram nos reservatórios.
Contaminação bacteriana
A contaminação bacteriana não pode ser detectada pela visão, olfato ou paladar. A única maneira de saber se um suprimento de água contém bactérias é testá-lo. A Sabesp exige que a água seja testada regularmente e que atenda aos padrões de potabilidade. Somente os reservatórios que foram testados podem revelar se a água esta potável e livre de contaminação. Simultaneamente, a conscientização das pessoas no sentido de manter as condições de higiene nos reservatórios é necessária para evitar a contaminação.
A realização de um teste para todos os patógenos individuais é impraticável e caro. Em vez disso, as bactérias coliformes totais funcionam como um padrão para determinar a segurança bacteriana da água. As bactérias coliformes são relativamente simples de identificar e estão presentes em números muito maiores do que os patógenos mais perigosos. As bactérias coliformes reagem de maneira e grau semelhantes aos patógenos. Ao monitorar as bactérias coliformes, o numero de bactérias patogênicas podem ser estimados. Para fazer uma analise segura e profissional, as amostras de água devem ser coletadas com extremo cuidado e levadas para um laboratório licenciado para analise dentro de no máximo 48 horas após a coleta.
Laudo de potabilidade
O laudo do laboratório oferece os resultados da contagem de bactérias e a análise físico-química da agua, podendo definir se a agua pode ser usada e tem seus níveis de potabilidade de acordo com a NTA 60, Conama 357 e 430,. Se os testes laboratoriais confirmarem a presença de bactérias coliformes no seu suprimento de água, use um suprimento de água alternativo ou desinfete seu suprimento de água até que o problema possa ser corrigido. O teste verifica:
A Potabilidade
• Teste de determinação de coliformes totais
• Teste de determinação de coliformes fecais
• Contagem padrão de bactérias heterotróficas
Análise Físico-química
• Quantificação do pH e elementos químicos presentes
• níveis de condutividade elétrica
• níveis de potássio, sódio, cálcio, magnésio
Para desinfecção a curto prazo de pequenas quantidades de água, existem duas opções. A água pode ser fervida por pelo menos cinco a dez minutos para matar as bactérias causadoras de doenças ou pode ser tratada com cloro. Neste caso, a fonte de contaminação deve ser encontrada e eliminada. Entre em contato com a DesentupidoraSP e peça a visitas de um técnico para verificar o sistema de distribuição de água para possíveis áreas problemáticas e prepare um plano de correção para os problemas encontrados.