Se tem uma coisa que dá uma dor de cabeça terrível para as pessoas é o vazamento de água em suas residências. Em tempos de crise, ter que gastar dinheiro desnecessariamente é sempre um problema, não é mesmo? E o vazamento de água quer dizer exatamente isso. O que varia é a forma e o montante a ser gasto, pois quanto mais grave o problema, mais se gasta com contas de água altíssimas e serviços de reparo.
Exceto que haja infiltrações, goteiras ou aquela formação de uma mancha nos tetos e paredes, o vazamento de água é um evento difícil de ser percebido, exceto pelos altos valores a serem cobrados pela fornecedora de água da sua região.
Entretanto, depois que o estrago está feito, o que fazer?
Bom, a contestação da conta é uma possibilidade. Mas atente-se ao fato de que um cano rachado, furado ou com vazamento em sua residência, ainda que você não ache que tenha culpa, é sua responsabilidade e você terá, sim, de arcar com esse prejuízo.
No entanto, voltemos à contestação, pois há brechas que podem ser exploradas. Se por um acaso houve vazamento terrestre de água e esta não foi encaminhada para a rede geral de esgoto, você pode pleitear desconto por não utilizar essa rede. É um abatimento pequeno, mas que poderá mitigar um pouco os danos financeiros do vazamento.
Além disso, é indispensável contar com o serviço de um caça-vazamentos de profissionais especializados, a fim de identificar e resolver o problema o mais rápido possível. Assim, assegurando a integridade do imóvel, além de normalizar os valores das contas de água dos meses subsequentes.
Se os valores permanecerem altos, pode ser que a medição da empresa esteja com algum tipo de problema. Assim, após o serviço de caça-vazamentos e reparo ser realizado, você pode contestar essa conta com relatórios técnicos que indicam a ausência de vazamentos, passando a responsabilidade para a empresa fornecedora de água.
E quando o imóvel é alugado?
Bom, nesse caso, é preciso bom senso. Ambos podem chegar a um acordo sobre como resolver a questão da melhor maneira possível, identificando responsabilidades e, sobretudo, apontando soluções em conjunto, pois se por um lado é o inquilino que utiliza o imóvel, este pertence ao locador, então ambos têm interesses diretos na resolução desses problemas.
Sinais de vazamentos que podem comprometer imóveis
Estar atento aos menores sinais de vazamento é extremamente importante para evitar desgastes, tanto financeiros quanto emocionais, pois é quase sempre trabalhoso e oneroso resolver problemas desse tipo.
Identificar vazamentos de água nunca é uma tarefa fácil, especialmente porque as tubulações costumam estar internas às paredes, impedindo a visualização do local exato do vazamento, exceto que esse seja muito pronunciado.
Já falamos da conta de água alta como um grande indicador de que há problemas nas instalações hidráulicas de sua residência, mas outros sinais podem levar a mesma conclusão, como:
1- Paredes ou tetos mofados por conta de umidade;
2- Baixa pressão de água em encanamentos;
3- Aparecimento de manchas de coloração escura ou amarelada no revestimento interno do imóvel;
4- Medidor de água indicando consumo excessivo;
Se você se deparou com alguma dessas questões, chegou a hora de entrar em contato com especialistas em caça-vazamentos para solucionarem esse problema para você da melhor forma possível, com segurança, efetividade e rapidez.
Quanto antes é identificado o problema, mais rápido ele poderá ser solucionado. Tem coisas que fogem de nossas capacidades, então, não hesite em contar com as empresas especializadas em caça-vazamentos, pois somente desta forma sua conta de água deverá normalizar, seu imóvel ficará mais protegido e você se livrará deste problema!